Por que minha Loja virtual não vende?

Se pararmos para observar o comercio online hoje em dia, podemos perceber o número crescente de lojas virtuais que abrem a cada ano. Porém, com a facilidade de compra, tantas lojas online e um público enorme e disposto a comprar, por que algumas dão certo e outras não?

Dados mostram que o e-commerce brasileiro atingiu 45 mil lojas virtuais somente em 2014, porém, 70% delas fazem apenas 10 vendas por mês. Além disso, mais de 60% das lojas virtuais fecham antes de completar um ano de atividades. Isso mostra que é fácil abir uma loja virtual, porém, é mais facil ainda fechá-la. E se analisarmos os motivos que fazem uma determinada loja não se destacar nas vendas, observamos que essas ações possuem soluções simples e fáceis.

Falta de planejamento estratégico

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O primeiro (e mais comum) erro cometido pelos administradores de empresas e não possuir um planejamento concreto antes de iniciar suas atividades. Ao abrir uma loja virtual, é de extrema importancia escolher um nicho para se especializar. Empresas que tentam vender tudo para todo mundo frequentemente fracassam. Escolher uma área específica para atuar irá fazer com que sua loja se especialize nesse tipo de mercadoria e seja reconhecida por isso.

Se pesquisarmos os diferentes ramos que lojas virtuais atuam, podemos observar a quantidade de nichos que existem e o numeroso público que cada um abrange. Seus clientes não irão dar importância ao número de coisas que sua loja vende, mas sim se você vende a linha completa de um determinado produto. Se você optar por vender produtos de natação por exemplo, é necessário vender as roupas, óculos, toalhas, acessórios, tampões de ouvido, linha para crianças, bóias, entre outros. Além de mostrar que a empresa realmente sabe sobre o produto que está vendendo, também estimula a compra de diversos outros produtos. Isso acontece pois clientes que querem comprar um determinado produto do esporte também estão propensos a comprar outros acessórios e produtos relacionados para complementar sua experiência.

Falta de informações relevantes

Outro erro muito cometido pelas empresas é colocar poucas informações em sua plataforma online. Muitas lojas colocam apenas um e-mail ou telefone pra contato, e isso pode assustar os clientes, que inevitavelmente ficam receosos em comprar em qualquer loja virtual que não conhecem. O ideal é colocar o máximo de informações sobre a loja possível, como e-mail, telefone, endereço, imagens da empresa, etc. Passar informações sobre a sua empresa irá fazer com que ela se mostre mais confiável, e prove que não tem nada a esconder. Também é fundamental fornecer o maximo de informações possíveis sobre os produtos que serão vendidos.

Deve-se lembrar que em uma loja virtual o cliente não terá um vendedor à sua disposição para fornecer as informações sobre o produto, portanto, eles devem o máximo de detalhes possíveis. Se seu anúncio não tiver detalhes sobre o produto, o cliente ficará receoso sobre o que está comprando e irá procurar por algum concorrente que forneça mais informações. Ou, se o cliente optar por comprá-lo, pode ter problemas depois por não saber de qual material era feito o produto, ou o seu tamanho, e isso pode prejudicar a reputação de sua loja.

Pós Compra

E por último, a experiência pós-compra. Grande parte das pessoas que compram online costumam fazer apenas uma compra por loja. Isso acontece pois as lojas estão preocupadas demais em vender, mas não em fidelizar seu cliente. As lojas oferecem o seu produto, vendem, e deixam como está. Oferecer benefícios ao cliente e mandar e-mails de promoções são duas ótimas alternativas para mostrar ao cliente que ela é único e faz a diferença para a loja.

Quantas vezes você já viu alguém optar por uma loja específica apenas pelo atendimento que recebe? Isso é muito comum nos dias de hoje, e mostra que empresas que se preocupam com seu cliente e o tratam bem tendem a se destacar perante as outras. Quando o cliente criar uma boa relação com a loja, irá comprar com mais frequência e indicá-la sempre que tiver oportunidade.

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